Unidade CAL Glória
Sala Pátio
Com uma livre adaptação da obra teatral “Deus” de Woody Allen, João Batista, professor do Bacharelado em Teatro da Faculdade CAL de Artes Cênicas, desenvolve a prática dramatúrgica do metateatro, isto é, a encenação sobre o fazer teatral, e partir disso estimula nos alunos as virtudes do Teatro Épico Contemporâneo com muito humor e subversão das regras arcaicas sobre os limites do palco. Dessa forma, a Turma BT40 tem o orgulho de apresentar “Deus Ex-Machina”, uma peça que abrange reflexões sobre existência e espiritualidade de uma maneira sarcástica, extremamente ácida sob o cético olhar satírico de Allen. Portanto, não seja uma medusa com minhocas na cabeça e venha descobrir conosco um pouquinho mais sobre essa obra em um ato que destaca quatro atores e um autor, que desafiam as convenções da quarta parede e expandem as dimensões de suas próprias personagens.
...
Deus ex machina é uma expressão em língua latina com origem no grego , que significa literalmente "Deus surgido da máquina", e é utilizada para indicar uma solução inesperada, improvável e mirabolante para terminar uma obra ficcional. O termo surgiu no teatro na Grécia Antiga, quando muitas peças terminavam com uma divindade surgindo (metaforicamente) no palco e resolvendo impasses da trama encenada. O método então adotado era descer o ator (o Deus) no meio da cena, utilizando um guindaste (a máquina). Daí o "Deus surgido da máquina".Com o tempo, o uso da expressão tornou-se amplo e passou a se referir não apenas ao surgimento de divindades, mas também de personagens, artefatos ou eventos inesperados ou improváveis, introduzidos repentinamente na trama com o mesmo objetivo: resolver uma situação intransponível ou simplificar o enredo.
...
DEUS EX MACHINA é o trabalho de conclusão do 3º período da BT40, em que trabalhamos com “Construção de Personagem Não-Realista”. Dentre as opções que experimentamos, resolvemos trabalhar com o texto “Deus” de Woody Allen, mas tomando o original apenas como ponto de partida. Desenvolvemos então um outro texto livremente inspirado no texto de Allen, a que chamamos de DEUS EX MACHINA, centrando nas questões que nos pareceram mais interessantes, como a brincadeira com o “teatro dentro do teatro” , a divertida reflexão sobre a necessidade do aparecimento de um “Deus” que resolva nossos problemas e ainda, numa espécie de “homenagem” ao Teatro, a possibilidade de todos nós , “seres humanos” sermos , no fundo, “personagens de ficção de uma peça maior”. Agradeço à Faculdade CAL, aos funcionários que sempre nos ajudam muito e aos alunos da BT 40 por esse encontro e esse processo. Esperamos que todos se divirtam.
palavras do diretor
JOÃO BATISTA
Livremente adaptado de “Deus” de Woody Allen
João Batista
Claudia Mele
Renata Frisina
João Batista
Octavio Vargas
Erika Camara
Renata Machado
Arthur Brasiliano
Felipe Ferreira
Gabriel Furtado
Fred Matos
Luiza Lewicki
Gabriel Furtado
Marina Neumann
Nina América
Estevão Veloso
Octavio Vargas
Felipe Ferreira
Marina Neumann
Rita Ariani
Luiz de Oliveira
Arthur Brasiliano
Bruna Arruda
Carol Soares
Erika Camara
Felipe Ferreira
Fred Matos
Gabriel Furtado
Guilherme Motta
Heron Sampaio
Iasmin Rodrigues
Jessica Vilarinho
Julia Iorio
Luiza Lewicki
Marina Newman
Pedro Lobo
Renata Machado
Octavio Vargas
CAL